Bárbara Fortes Campos. O Direito de Ficar e Existir: educação ambiental, luta por moradia e o direito à cidade na Vila Autódromo. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2019.
Júlio Vitor Costa da Silva. Sociedades de água do morro da Formiga: Subsídios para Educação Ambiental de base comunitária e ecologia de saberes em uma favela carioca. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2016.
[PDF]
Alessandra Pereira. A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DOS TERREIROS E O RACISMO AMBIENTAL: APORTES DAS LUTAS ANTIRRACISTAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2019.
[PDF]
Bárbara Cristina Pelacani da Cruz. AS LUTAS QUE EDUCAM NA AMÉRICA LATINA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE EMERGE DO CONFLITO PELA ÁGUA EM CACHOEIRAS DE MACACU COM UM OLHAR DESDE A COLÔMBIA. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2018.
Marcelo Aranda Stortti. APRENDER A RESISTIR E RESISTIR PARA APRENDER: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE EMERGEM DAS LUTAS DE ATINGIDOS PELA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO RIO DE JANEIRO. Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2018.
Daniel Renaud Camargo. LENDAS, REZAS E GARRAFADAS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BASE COMUNITÁRIA E OS SABERES LOCAIS NO VALE DO JEQUITINHONHA. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2017.
Mahalia Gomes de Carvalho Aquino. “APRENDER A SER ATINGIDO”: EDUCAÇÃO E LUTAS SOCIOAMBIENTAIS DIANTE DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO (MARIANA – MG) NO RIO DOCE E AFLUENTES. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2018.
Gleice Máira Fernandes Alves. SILÊNCIOS ELOQUENTES QUE SE TRANSFORMAM EM PRÁTICAS DE AUSÊNCIAS – GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE UM ESTUDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMÉRICA LATINA. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2017.
Rafaella Sampaio Uchôa. A Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO: uma análise sob a ótica da Educação Ambiental Crítica. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2016.